SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número1Os juristas e o direito em Bourdieu: a conflituosa construção histórica da racionalidade jurídica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Tempo Social

versão impressa ISSN 0103-2070versão On-line ISSN 1809-4554

Resumo

SILVA, Rodrigo Luiz Medeiros da. Capitalismo, confucionismo e teoria weberiana: reflexões empíricas sobre o caso sul-coreano. Tempo soc. [online]. 2016, vol.28, n.1, pp.179-202. ISSN 1809-4554.  https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2016.107998.

Nas últimas décadas, a Coreia do Sul vivenciou notável crescimento econômico. No início do século xx, porém, era difícil projetar a integração dessa região à civilização capitalista. Max Weber, pioneiro na análise das obstruções ao desenvolvimento capitalista da "Ásia confucionista", duvidou do florescimento endógeno do capitalismo naquelas longitudes. Mais recentemente, sob circunstâncias históricas muito distintas, seus comentários seriam rediscutidos, culminando com a emergência de uma nova agenda weberiana sobre a difusão do capitalismo para o Levante. Por isso, este artigo busca: (a) retomar os comentários de Weber; (b) visitar a proposta de análise neoweberiana sobre a "nova ética confucionista"; e (c) ilustrar a viabilidade dessa agenda com dois casos observados na Coreia do Sul.

Palavras-chave : Max Weber; Industrialização; Coreia do Sul; Confucionismo; Desenvolvimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )