SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número2"Jovens de regiões desfavorecidas": delinquência, conflito e radicalização islamita índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Tempo Social

versão impressa ISSN 0103-2070versão On-line ISSN 1809-4554

Resumo

LEBARON, Frédéric  e  BONNET, Philippe. O espaço das práticas culturais: da construção do espaço social ao estudo dos subgrupos pela análise específica de classe. Tempo soc. [online]. 2016, vol.28, n.2, pp.11-38. ISSN 1809-4554.  https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2016.110544.

Quais são as determinantes sociais das orientações culturais e, em particular, qual é o efeito da posição de classe sobre as diferenças observadas no universo das práticas culturais? O presente artigo revisita essa questão doravante clássica da sociologia da cultura e da sociologia da estratificação, a partir dos dados de uma pesquisa por questionário, realizada na França em 2003 ("Participação cultural e esportiva"). Mobilizando uma abordagem sistemática de análise geométrica dos dados, trata-se aqui de discutir empiricamente a importância do efeito de pertencimento de classe, tal como pode ser apreendida a partir de nomenclaturas socioprofissionais em diferentes níveis de agregação. Uma vez determinado o efeito do pertencimento de classe e avaliada sua importância de acordo com diversos critérios, estudaremos, em seguida, as variações sociais no interior de três grupos sociais em particular, a fim de mostrar que é possível interpretar sociologicamente a diversidade de práticas culturais no seio de diferentes categorias sociais, eventualmente em níveis ainda mais finos.

Palavras-chave : Sociologia; Social classes.

        · resumo em Francês | Inglês     · texto em Francês     · Francês ( pdf )