SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue1Organizational gift: gift at distance and circuits of commercePeddling on buses: the buscas in the city of Buenos Aires, Argentina author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Tempo Social

Print version ISSN 0103-2070On-line version ISSN 1809-4554

Abstract

VERETA-NAHOUM, André. Conversões da dívida entre os Yawanawá: Um modelo de análise dos fundamentos culturais, sociais e políticos da troca. Tempo soc. [online]. 2017, vol.29, n.1, pp.45-68. ISSN 1809-4554.  https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts2017.119612.

Este texto procura demonstrar que a noção de conversões da dívida é útil para revelar os enredamentos do dinheiro, das mercadorias e das transações mercantis em uma teia de obrigações políticas, culturais e sociais. Para tanto, mobiliza material coletado durante trabalho de campo para analisar dois pares de conversão da dívida em que circulam bens e dinheiro entre os Yawanawá, uma população nativa do sudoeste amazônico. Nessas conversões, dívidas oriundas de relações políticas, assim como serviços relacionados com rituais e curas, geram prestações sob a forma de dinheiro, bens e serviços. Analisando as conversões da dívida entre os Yawanawá, o texto demonstra que dinheiro e bens são domesticados, colocados a serviço de obrigações políticas, culturais e sociais e não corroem princípios da sociabilidade ou da reprodução cultural, ainda que haja um constante esforço para manter a orientação dessas transações em objetivos comunitários.

Keywords : Troca; Conversões da dívida; Obrigações sociais; Amazônia; Yawanawá.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )