SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue1Conversions of debt among the Yawanawa: an analytical model of the cultural, social and political grounds of exchangeBanks in the Brazilian favela: the relations between bank branches and residents of an urban region targeted by “pacification” policies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Tempo Social

Print version ISSN 0103-2070On-line version ISSN 1809-4554

Abstract

PERELMAN, Mariano D.. Vender nos ônibus: Os buscas na cidade de Buenos Aires, Argentina. Tempo soc. [online]. 2017, vol.29, n.1, pp.69-87. ISSN 1809-4554.  https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2017.124659.

Durante uma viagem de ônibus é possível que um vendedor suba para oferecer um produto. Quando isso acontece, uma cena geralmente se oferece ao passageiro: um homem sobe, diz algumas palavras ao motorista e começa a realizar uma performance que qualquer viajante assíduo mais ou menos conhece. Mas, para que isso ocorra, é necessário uma série de relações que possibilitam o acesso e a permanência dos vendedores na atividade. Este artigo avança nesse terreno. Baseado em pesquisa de campo em curso com vendedores ambulantes que trabalham no transporte coletivo no âmbito da cidade de Buenos Aires, o texto se centra em como, para poder realizar essa tarefa, os vendedores criam e mantêm relações com outros atores e constroem um território, um espaço socialmente construído.

Keywords : Venda ambulante; Buenos Aires; Ônibus; Legitimidade; Vida digna.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )