SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue1Intermediaries and the organizational space in Brazil: a study on social health organizationsRe-imagining economic sociology: fictional expectations and capitalist dynamics author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Tempo Social

Print version ISSN 0103-2070On-line version ISSN 1809-4554

Abstract

PARDO-GUERRA, Juan Pablo. Mercados como espelho. Tempo soc. [online]. 2017, vol.29, n.1, pp.150-164. ISSN 1809-4554.  https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts2017.120258.

Este artigo interroga a conceitualização convencional dos mercados como redes, instituições e realizações performativas ao apresentá-los como espelhos culturais que refletem as idiossincrasias e modos de organização social de seus ambientes. Estendendo a metáfora weberiana do mercado como comunidades e combinando-a com recentes teorias antropológicas do parentesco, o artigo propõe compreender processos de mercado como espaços de produção de relações sociais em vez de transações meramente impessoais. Utilizando discussões a respeito de compensação e trocas nos mercados financeiros contemporâneos como um exemplo, o artigo defende repensar o papel e a ontologia dos mercados na vida moderna.

Keywords : Mercados; Parentesco; Relações; Finanças; Infraestruturas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )