Acessibilidade / Reportar erro

Reimaginando a dinâmica capitalista: Expectativas ficcionais e o caráter aberto dos futuros econômicos1 1 . Este texto foi originalmente publicado em língua inglesa, como o segundo capítulo “Fictional expectations and capitalist dynamics” do livro Re-imagining economic sociology, organizado por Patrik Aspers e Nigel Dodd e publicado pela Oxford University Press em 2015. Esta tradução aparece agora com a permissão da Oxford University Press, que detém o copyright sobre a obra. A obra original pode ser adquirida em https://global.oup.com/academic/product/re-imagining-economic-sociology-9780198748465?q=9780198748465&lang=en&cc=gb.

Re-imagining economic sociology: fictional expectations and capitalist dynamics

Resumo

Este artigo procura contribuir com a explicação sobre o incansável dinamismo do capitalismo que temos observado desde a Revolução Industrial. Ao tomar decisões, atores criam expectativas sobre seus resultados. Como o futuro é aberto, atores têm de confrontar a incerteza sobre o resultado de suas ações. Quais são as expectativas possíveis em condições de incerteza? Para responder a essa pergunta, o artigo introduz a noção de expectativas ficcionais, que podem ser utilizadas para descrever decisões realizadas sob condições de um futuro aberto e incerto. O artigo aplica o conceito de expectativas ficcionais para a análise de quatro processos cruciais do capitalismo: dinheiro e crédito, investimentos, inovação e consumo. O principal impulso do artigo é argumentar que, para compreender a ação econômica no capitalismo e o sentido que atores atribuem a suas decisões, é necessário centrar a atenção nas percepções dos atores a respeito do futuro.

Expectativas; Incerteza; Capitalismo; Ficção; Futuros

Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, 05508-010, São Paulo - SP, Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: temposoc@edu.usp.br