SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue1Crossed invisibilities : an approach to the concept of the decisive moment of Henri Cartier-BressonThe nation at the stadium: a comparative dialogue between Argentine and Brazilian national during the World Cup 2014 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Tempo Social

Print version ISSN 0103-2070On-line version ISSN 1809-4554

Abstract

ROSSI, Túlio Cunha. Feminilidade e suas imagens em mídias digitais: Questões para pensar gênero e visualidade no século XXI. Tempo soc. [online]. 2017, vol.29, n.1, pp.234-255. ISSN 1809-4554.  https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2017.103981.

Este artigo apresenta reflexões teórico-metodológicas sobre possíveis abordagens sociológicas de imagens de feminilidade recorrentes na publicidade e em mídias digitais que circulam em redes sociais na internet. Problematizam-se as abordagens mais corriqueiras de imagens publicitárias do gênero feminino e sua relação com a noção de “representação” geralmente contraposta à “realidade”. Propõe-se uma abordagem diferenciada, que supere essa dicotomia e leve em conta o contexto atual de circulação de imagens em mídias digitais e novas tecnologias de comunicação, bem como as potenciais contribuições destas para constituir performances e referências identitárias de gênero.

Keywords : Gênero; Feminilidade; Imagens; Consumo; Mídias digitais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )