Acessibilidade / Reportar erro

Mercados de drogas, guerra e paz no Recife1 1 . A pesquisa realizada para este artigo foi apoiada pelo Insight Program do Social Sciences and Humanities Research Council do Canada (435-2014-1275). O protocolo para a coleta de dados foi aprovado pelo Comitê de Ética da Pesquisa da Carleton University (projeto 103339).

Drug markets, war and peace in Recife

Resumo

Este artigo procura discutir as possíveis conexões entre o funcionamento de diferentes mercados de drogas e a violência na cidade do Recife. Os autores propõem que mercados abertos e descobertos, como o do crack, são mais propícios à violência, ao contrário dos mercados fechados e cobertos (mercados de drogas das classes médias). Outros fatores contribuem para a presença de mais ou menos violência em cada mercado de drogas pesquisado: a existência ou não de crédito e consignação, o consumo mais ou menos problemático de cada droga e o tipo de atuação policial em cada mercado de drogas. A observação direta do funcionamento de alguns desses mercados, a pesquisa em jornais diários locais e entrevistas com usuários e vendedores de drogas, profissionais da área de saúde, assistentes sociais, psicólogos, juízes, promotores e policiais foram as estratégias metodológicas utilizadas.

Mercados de drogas; Violência; Crack; Drogas e classes médias; Polícia

Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, 05508-010, São Paulo - SP, Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: temposoc@edu.usp.br