SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número2Mercados de drogas, guerra e paz no RecifeConsumo de drogas, opinião pública e moralidade: motivações e argumentos baseados em uso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Tempo Social

versão impressa ISSN 0103-2070versão On-line ISSN 1809-4554

Resumo

FRAGA, Paulo Cesar Pontes  e  SILVA, Joyce Keli do Nascimento. A participação feminina em mercados ilícitos de drogas no Vale do São Francisco, no Nordeste brasileiro. Tempo soc. [online]. 2017, vol.29, n.2, pp.135-158. ISSN 1809-4554.  http://dx.doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2017.128528.

O artigo propõe-se a fazer reflexões com base em dados de pesquisas que analisam a participação feminina nos crimes de drogas em cidades do Submédio e Médio São Francisco, no Nordeste brasileiro. Destacamos a análise do relato de vida de seis mulheres que estiveram envolvidas no comércio ilegal de drogas e no plantio de cannabis sativa. O objetivo é contribuir para a discussão teórica sobre as relações existentes entre a condição de gênero e os mecanismos, as práticas e os atores dos mercados ilícitos de drogas na região, bem como analisar dois aspectos relacionados à gestão dos ilegalismos atrelados às drogas em contextos distintos: a qualidade da participação feminina nas atividades de plantio e de tráfico e os efeitos diferenciados produzidos nessas atividades para as mulheres em cidades do sertão baiano e pernambucano.

Palavras-chave : Histórias de vida; Gênero; Tráfico de drogas; Plantios ilícitos; Repressão policial.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )