SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número3Estudos de elites políticas e as bases das multinotabilidades no BrasilAs elites na Suiça: ascensão e declínio de um modelo de coordenação das elites índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Tempo Social

versão impressa ISSN 0103-2070versão On-line ISSN 1809-4554

Resumo

HEY, Ana Paula; GRIMALDI-CHRISTENSEN, Anna  e  SAVAGE, Mike. Elites no Reino Unido: novas abordagens para divisões de classe contemporâneas. Tempo soc. [online]. 2017, vol.29, n.3, pp.161-179. ISSN 1809-4554.  https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2017.125956.

O objetivo do artigo é demonstrar as “novas” elites que emergem no Reino Unido no contexto econômico, político e social do neoliberalismo. Para tal, utilizam-se os amplos trabalhos de Mike Savage acerca do significado do estudo de elites para as formas contemporâneas das divisões sociais. Os dados do Great British Class Survey servem de base para este autor delinear os elementos sociológicos centrais da composição destas elites da financeirização. Descrevem-se as clivagens em termos de mobilidade social, educação, localização e politização geradas pela concentração de distintos tipos de capital (econômico, social e cultural). A partir da especificidade britânica, pretende-se contribuir para o desenvolvimento da sociologia das elites tanto na discussão de novas perspectivas quanto nos limites e possibilidades da abordagem em diferentes contextos geográficos, políticos e sociais.

Palavras-chave : Novas elites; Elites no Reino Unido; Elites da financeirização; Elites e divisões sociais.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )