Acessibilidade / Reportar erro

Entre Boulanger e Dreyfus Luzes e sombras da Terceira República francesa na reflexão dos Quaderni1 1 . Este texto é a tradução de um ensaio que aparecerá em breve em um volume organizado R. Descendre e J.-C. Zancarini (La France d’Antonio Gramsci. Lyon, ENS Editions, no prelo). Agradecemos aos organizadores por permitirem a reprodução do ensaio aqui.

Between Boulanger and Dreyfus: lights and shadows of the Third French Republic in the reflection of the Quaderni

Resumo

Como testemunhado por numerosos trechos dos Quaderni del carcere, a França é para Antonio Gramsci um laboratório político excepcional. A análise pretende explorar a sua compreensão de dois momentos específicos da história francesa recente: a tentativa de golpe de estado pelo general Georges Boulanger em 1889 e o caso Dreyfus. Através de uma análise filológica cuidadosa dos textos e de uma reconstrução precisa das fontes e referências historiográficas, serão investigadas as reflexões históricas e teóricas que o pensador sardo desenvolve a partir destes dois momentos da Terceira República Francesa, lançando também uma nova luz sobre a relação entre Gramsci e França.

Cesarismo; Georges Boulanger; Caso Dreyfus; Antonio Gramsci; Terceira República Francesa

Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, 05508-010, São Paulo - SP, Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: temposoc@edu.usp.br