Acessibilidade / Reportar erro

Governação pública em rede Contributos para sua compreensão e análise (em Portugal e no Brasil)1 1 . Este artigo foi desenvolvido no âmbito do projeto “Decide: Governação Territorial Descentralizada: coordenação, capacidade e responsabilização em arranjos de governação local em contextos regionais complexos” (Poci-01-0145-Feder-032502), financiado pelo Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (Feder) e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, e no âmbito da bolsa de pós-doutoramento do primeiro autor (SFRH/BPD/115117/2016), financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Os autores agradecem às doutoras Maria E. Cardim e Sara Moreno Pires, revisores anônimos e equipe de editores pelos comentários a versões preliminares deste artigo.

Network Public Governance: contributions for its understanding and analysis (in Portugal and in Brazil)

Resumo

Este artigo pretende apresentar uma revisão crítica da literatura sobre a governação pública em rede, abordando as diferentes tipologias de redes, os seus benefícios e desafios, as principais abordagens teóricas e metodológicas do seu estudo e os fatores críticos para o seu sucesso, em particular nos contextos da governação pública em Portugal e no Brasil. A relevância da análise decorre de este modo de governação ser crescentemente usado em diversos países, mas ser ainda alvo de pouca atenção acadêmica e política, sobretudo em contextos com tradição de governação hierárquica, tal como acontece nesses dois países. Assim, consideram-se essenciais contributos para compreender este fenômeno e fomentar a sua análise em tais contextos.

Redes; Governação Pública; Fatores Críticos; Portugal; Brasil

Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, 05508-010, São Paulo - SP, Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: temposoc@edu.usp.br