Acessibilidade / Reportar erro

Indiferenciação por diferença: Implicações da governamentalidade neoliberal para a teoria sociológica 1 1 . Este artigo utiliza, sintetiza, lapida formalmente e desenvolve um dos principais resultados da minha pesquisa de doutorado, que ganhou corpo na tese Biopolítica e o Enunciado da Autonomização das Esferas Sociais (ver Silva, 2018 , em particular a seção 3.3). Agradeço especialmente a Sergio B. F. Tavolaro pela sua inspiradora capacidade de formalizar e repensar o discurso sociológico sobre a modernidade, assim como pela formação no exercício aqui buscado de aliar rigor científico e imaginação conceitual. Agradeço a Cynthia Hamlin, Gabriel Peters, Eliane Gonçalves e a todas (os) as (os) integrantes do Grupo de Pesquisa em Teoria Social e Subjetividades (GETSS) do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE. Agradeço, nos nomes de Elaine Leite e William Soto, ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPel. Agradeço, por fim, à disposição sempre generosa de Frédéric Vandenberghe que, inclusive, atentou-me para a necessidade de retornar a Spencer.

Undifferentiation by difference: implications of neoliberal governmentality for sociological theory

Resumo

Buscamos realizar uma leitura do conceito de governamentalidade neoliberal e suas ressonâncias em conceitos como sociedade de controle e novo espírito do capitalismo, como uma modulação específica de crítica ao enunciado da autonomização das esferas sociais. Diferente de uma crítica a esse enunciado que aponta para um processo de indiferenciação por identidade , levado a cabo pelo domínio da racionalidade instrumental, percebemos, a partir do Nascimento da Biopolítica , um diagnóstico do contemporâneo como perpassado por uma dinâmica de indiferenciação por diferença , operado por práticas e discursos que induzem a uma diferenciação crescente dos sujeitos, porém enquadrados sob o modelo do empresário de si e do capital humano.

Autonomização; Indiferenciação; Governamentalidade neoliberal; Empresário de si; Capital humano

Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, 05508-010, São Paulo - SP, Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: temposoc@edu.usp.br