SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue1The responsability to take care of the healthy of the pacient at home: a study of casePredisposing factors for surgical site infection in case of gastrectomy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Acta Paulista de Enfermagem

Print version ISSN 0103-2100On-line version ISSN 1982-0194

Abstract

AMORIM, Rita da Cruz  and  OLIVEIRA, Eleonora Meniccuci de. O ensino e práticas de cuidado: o caso de um curso de graduação em enfermagem. Acta paul. enferm. [online]. 2005, vol.18, n.1, pp.25-30. ISSN 1982-0194.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002005000100004.

Vivências e inquietações construídas ao longo da formação e atuação profissional da autora motivaram esta pesquisa, tendo como objeto o processo de ensino do cuidar/cuidado em um Curso de Enfermagem que teve por objetivo analisar o processo de formação da enfermeira, buscando conhecer sua dinâmica sob a ótica de docentes da Área de Saúde do Adulto, discentes e egressas do curso. Com base no conhecido, por meio do material empírico, os significados do ensinar e aprender o cuidar/cuidado foram descritos e analisados, fazendo uma reflexão a respeito da formação dessas profissionais. A abordagem metodológica foi a qualitativa com o método de Estudo de Caso. A coleta de material foi realizada por meio da técnica de entrevista com roteiro semi-estruturado. Para análise do material, foi trabalhada a estratégia metodológica do Discurso do Sujeito Coletivo. As análises dos discursos possibilitaram a criação de temáticas, sendo abordada neste artigo a que trata do cuidar/cuidado, como objeto de trabalho da Enfermagem e sua construção para uma prática social.

Keywords : Ensino; Educação em enfermagem; Cuidados de enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License