SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3Sexualidade e paraplegia: o dito, o explícito e o ocultoAvaliação de pacientes hipertensos acompanhados pelo Programa Saúde da Família em um Centro de Saúde Escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Acta Paulista de Enfermagem

versão On-line ISSN 1982-0194

Resumo

GERK, Maria Auxiliadora de Souza  e  BARROS, Sônia Maria Oliveira de. Intervenções de enfermagem para os diagnósticos de enfermagem mais freqüentes em dois serviços públicos de assistência à saúde da mulher. Acta paul. enferm. [online]. 2005, vol.18, n.3, pp. 260-268. ISSN 1982-0194.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002005000300006.

INTRODUÇÃO: Trata-se de uma pesquisa descritiva, analítica, retrospectiva sobre as intervenções de enfermagem para os diagnósticos de enfermagem mais freqüentes em ginecologia, entre as 165 mulheres assistidas em consultas de enfermagem em dois centros regionais de saúde de Campo Grande, MS, e sobre a construção destas intervenções a partir dos eixos A (tipo ação), B (alvo), C (meios) e H (beneficiário) da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®) - versão beta 2. OBJETIVOS: Estabelecer as intervenções de enfermagem e os resultados esperados. MÉTODO: Foram analisados 165 protocolos de consulta de enfermagem nas quais havia sido utilizado um instrumento de levantamento de dados sistematizado. RESULTADOS: Foram identificados 60 diagnósticos de enfermagem, cuja freqüência simples variou de um a 137, dos quais selecionamos os cinco mais freqüentes para o estabelecimento das intervenções. As ações estabelecidas mais freqüentes foram ‘orientar’, ‘referir’, ‘explicar’ e ‘prover’. CONCLUSÕES: Ao estabelecermos as intervenções, verificamos a necessidade premente do trabalho multidisciplinar, uma vez que a ação ‘encaminhar’ significou o equivalente ao encaminhamento a outros serviços de saúde. Outra constatação foi a imprescindibilidade do papel de educadora da enfermeira.

Palavras-chave : Saúde da mulher; Enfermagem obstétrica; Diagnóstico de enfermagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português