Acessibilidade / Reportar erro

Pedagogia das competências um referencial para a transição paradigmática.no ensino de enfermagem: uma revisão da literatura

Pedagogy of the competences - a reference to the paradigmatic transition in the nursing teaching: a literature review

Pedagogía de competencias - un referencial para la transición paradigmática en la enseñanza del curso para enfermeros: una revisión de la literatura

Em tempos de mudanças profundas no campo da educação, a proposta deste estudo é levar o docente em enfermagem refletir sobre sua prática, ao abordar uma das atuais correntes pedagógicas embasadas no construtivismo: a pedagogia das competências. Assim, foi realizado um estudo bibliográfico utilizando os referenciais de estudiosos contemporâneos que defendem a constituição de competências para ensinar, conforme foram discutidos pelos educadores no "3º Seminário Internacional de Educação". Descreve as mudanças de paradigmas entre a educação tradicional e a sua superação, define e levanta as competências para ensinar e refere-se a respeito das propostas de se trabalhar por projetos para a constituição de competências.

Educação superior; Aprendizagem; Educação em enfermagem; Educação


Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br