OBJETIVO: Conhecer a avaliação dos enfermeiros das unidades pós-operatórias sobre a continuidade da assistência de enfermagem ao paciente cirúrgico. MÉTODOS: Foram entrevistados 59 enfermeiros, de dois Hospitais (1 e 2) e se questionou quais as dificuldades na obtenção das informações necessárias para a assistência no período pós-operatório imediato; qual a melhor estratégia para receber informações pertinentes ao período; qual a avaliação sobre o instrumento de registro da recuperação pós-anestésica. RESULTADOS: Dificuldades no Hospital 1: ausência do instrumento no prontuário do paciente e da passagem de plantão pelo telefone. No Hospital 2: preenchimento incompleto. Melhor estratégia no Hospital 1: instrumento de registro associado à passagem de plantão por telefone. Hospital 2: agregar os diversos meios de informações. A avaliação feita do instrumento de registro utilizado pelos dois grupos: o mesmo auxilia no planejamento sendo um meio de documentar o cuidado. Quanto aos aspectos contidos no instrumento: importantes e pertinentes. CONCLUSÕES: Constitui uma estratégia eficiente na continuidade da assistência apesar das dificuldades acima descritas.
Período de recuperação da anestesia; Sala de recuperação; Assistência ao paciente; Registros de enfermagem; Enfermagem perioperatória; Comunicação; Avaliação em enfermagem