SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1Pregnancy-induced hypertension and the neonatal outcomeAssessing the teaching of nursing physical examination in the context of pediatric semiology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Paulista de Enfermagem

On-line version ISSN 1982-0194

Abstract

JESUS, Elaine dos Santos et al. Perfil de um grupo de hipertensos: aspectos biossociais, conhecimentos e adesão ao tratamento. Acta paul. enferm. [online]. 2008, vol.21, n.1, pp. 59-65. ISSN 1982-0194.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002008000100009.

OBJETIVO: Caracterizar um grupo de hipertensos em relação a crenças, conhecimentos, atitudes e fatores que podem interferir na adesão ao tratamento. MÉTODOS: Os dados foram coletados através de entrevista com hipertensos em seguimento ambulatorial. RESULTADOS: Foram estudados 511 hipertensos: a maioria mulheres, brancas, com escolaridade de nível fundamental, 53,0 ±11,0 anos. Foram verificados índices elevados de conhecimento sobre a doença e tratamento. Porém, o tratamento foi interrompido devido a remédios muito caros e falta de orientação e acreditavam que devem tomar os medicamentos somente quando se sentem mal, além de faltarem à consulta médica, principalmente por esquecimento e problemas particulares. Em relação às atitudes frente ao tratamento, observou-se que esquecem de tomar os remédios, não tomam no mesmo horário, deixam de tomar por conta própria, não seguem as orientações e não praticam exercícios físicos regularmente. CONCLUSÃO: A caracterização dos hipertensos identificou aspectos que podem dificultar a adesão ao tratamento.

Keywords : Hipertensão [prevenção & controle]; Hipertensão [terapia]; Conhecimentos [atitudes e prática em saúde]; Efeitos psicossociais da doença.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese