OBJETIVO: Este estudo qualitativo objetivou conhecer o significado do Programa Vivência e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) para a formação do acadêmico da saúde. MÉTODOS: Participaram dez graduandos de escolas públicas e privadas. Os dados foram analisados pela técnica da análise temática, na qual emergiram três categorias: o conhecimento do SUS no processo de formação; o VER-SUS como instrumento para inserção na política estudantil e/ou movimentos sociais; o VER-SUS e a formação acadêmica. RESULTADOS: Os resultados revelaram que a participação no VER-SUS contribuiu para o aprimoramento individual, destacando sua importância, enquanto política pública. Foi um fator desencadeador da participação em movimentos sociais, particularmente no estudantil e apesar da qualidade da vivência, dificilmente será aplicada pelo coletivo, em decorrência de pouco conhecimento e/ou reduzido interesse dos docentes sobre o SUS. CONCLUSÃO: O VER-SUS é importante para a formação, apesar da pequena abrangência, pode contribuir para a formação política dos futuros profissionais. Possibilita a inserção interdisciplinar e interprofissional na formação.
Sistema Único de Saúde; Saúde pública; Educação; Política de saúde; Recursos humanos em saúde; Capacitação de recursos humanos em saúde