SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Adaptação cultural de instrumento que avalia atividades do trabalho e sua relação com sintomas osteomusculares"Near miss": repercussões e percepção da assistência recebida por mulheres sobreviventes egressas de uma unidade de terapia intensiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Acta Paulista de Enfermagem

versão On-line ISSN 1982-0194

Resumo

NICOLUSSI, Adriana Cristina  e  SAWADA, Namie Okino. Qualidade de vida de pacientes com câncer colorretal em terapia adjuvante. Acta paul. enferm. [online]. 2009, vol.22, n.2, pp. 155-161. ISSN 1982-0194.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002009000200007.

OBJETIVO: Avaliar a qualidade de vida, identificar os domínios afetados nos pacientes com câncer colorretal, caracterizar os dados sócio-demográficos, clínicos e terapêuticos e correlacioná-los aos domínios da qualidade de vida. MÉTODOS: Estudo transversal, realizado no Centro Especializado de Oncologia de Ribeirão Preto com 22 pacientes com câncer colorretal em terapia adjuvante, entre julho/ 2006 a setembro/ 2007. Utilizou-se o instrumento Quality of Life Core-30-Questionnaire. RESULTADOS: A qualidade de vida foi considerada satisfatória (média = 79,13). Os domínios mais afetados foram: Função Emocional e sintomas dor, insônia, fadiga. Nas correlações, as mulheres destacaram-se negativamente, apresentando piores escores nas Funções Emocional, Cognitiva e sintomas: dor, insônia, fadiga, constipação e perda de apetite. Os pacientes em radioterapia relataram mais dor e os assintomáticos à quimioterapia são os que obtiveram melhor qualidade de vida geral. CONCLUSÃO: A qualidade de vida foi satisfatória, relativamente pior nas mulheres, em radioterapia e que apresentaram efeitos colaterais da quimioterapia.

Palavras-chave : Qualidade de vida; Neoplasias colorretais; Enfermagem oncológica.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês