SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue6Who are the patients who have been discharged from psychiatric hospital care recently?Nursing follow-up: monitoring of children's health indicators in the program of family health author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Paulista de Enfermagem

Print version ISSN 0103-2100

Abstract

SOUSA, Lígia de et al. Mensuração e características de dor após cesárea e sua relação com limitação de atividades. Acta paul. enferm. [online]. 2009, vol.22, n.6, pp. 741-747. ISSN 0103-2100.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002009000600003.

Objetivo: Mensurar ecaracterizar a dor após cesárea e verificar sua relação com a limitação de atividades. Métodos: pesquisa descritiva com 60 puérperas após cesárea. Para avaliação da dor foram usadas a Escala Numérica e o Questionário de Dor McGill. As limitações de atividades foram avaliadas por instrumento elaborado pelas pesquisadoras. Resultados: a dor após a cesárea apresenta maiores escores no movimento de sentar e levantar. A dor é caracterizada como "incômoda", "que prende" e "que repuxa". Todas as participantes relataram que a dor limitava o movimento de sentar e levantar. Conclusão: foi possível observar que a dor após a cesárea é caracterizada como moderada. A dor promove limitação principalmente nas atividades de sentar e levantar e caminhar.

Keywords : Cesárea; Dor; Atividades cotidianas; Limitação da mobilidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese