SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue6Nursing follow-up: monitoring of children's health indicators in the program of family healthHome care for the elderly undergoing Continuous Ambulatory Peritoneal Dialysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Paulista de Enfermagem

Print version ISSN 0103-2100

Abstract

MILBRATH, Viviane Marten; AMESTOY, Simone Coelho; SOARES, Deise Cardoso  and  SIQUEIRA, Hedi Crecencia Heckler de. Integralidade e acessibilidade no cuidado à criança portadora de paralisia cerebral. Acta paul. enferm. [online]. 2009, vol.22, n.6, pp. 755-760. ISSN 0103-2100.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002009000600005.

Objetivo: Conhecer como as crianças portadoras de paralisia cerebral, decorrente de asfixia perinatal grave, recebem os princípios da integralidade e da acessibilidade do Sistema Único de Saúde. Métodos: A investigação contemplou uma metodologia descritiva, exploratória com abordagem qualitativa. Participaram do estudo seis famílias de crianças portadoras de paralisia cerebral decorrente de asfixia perinatal grave. A coleta dos dados foi realizada através de entrevista semi-estruturada, no domicílio dos sujeitos, na cidade do Rio Grande - RS. Resultados: A análise dos dados revelou as dificuldades encontradas pelas famílias em relação aos princípios da integralidade dos serviços e ações de saúde e acessibilidade além de evidenciar as lacunas no que concerne ao ideal da assistência prestada pela atenção básica e a realidade a que são expostos. Conclusão: A inacessibilidade da assistência não se restringe ao nível da atenção básica, mas estende-se a todas as esferas de atenção, não contemplando a referência e contra-referência.

Keywords : Paralisia cerebral; Asfixia neonatal; Cuidado da criança; Acesso aos serviços de saúde; Serviços de saúde da criança [utilização].

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese