SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue6Integration and accessibility of care for children with brain paralysisMeaning of the labor process: perspectives of nursing students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Paulista de Enfermagem

Print version ISSN 0103-2100

Abstract

RIBEIRO, Daniele Favaro; MARQUES, Sueli; KUSUMOTA, Luciana  and  RIBEIRO, Rita de Cássia Helu Mendonça. Processo de cuidar do idoso em Diálise Peritoneal Ambulatorial Contínua no domicílio. Acta paul. enferm. [online]. 2009, vol.22, n.6, pp. 761-766. ISSN 0103-2100.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002009000600006.

Objetivo: Caracterizar os idosos com insuficência renal crônica termina em tratamento de diálise peritoneal ambulatorial contínua e seus cuidadores e descrever o processo de cuidadr desses idosos. Métodos: Estudo de abordagem qualitativa com dados coletados por meio de entrevista com nove cuidadores utilizando a história oral temática e a análise temática dso dados. Resultados: Dentre os nove idosos, cinco eram homens, média de idade 70 anos e todos dependiam do cuidador para troca da bolsa de diálise. Dos cuidadores, oito eram mulheres, média de idade 41,5 anos e despencia oito horas diárias para o cuidado. As falas referentes à categoria processo de cuidar do idoso com IRCT em DPACl contínua no domicílio. Conclusão: O estudo revelou a necessidade de auxiliar o cuidador a desenvolver conhecimentos e habilidades para lidar com a demanda de cuidados que o idoso exige, principalmente, em relação a DPAC.

Keywords : Insuficiência renal crônica; Diálise peritoneal; Cuidadores; Idoso.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese