SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue6Home care for the elderly undergoing Continuous Ambulatory Peritoneal DialysisRisk factors and alterations in blood pressure levels in undergraduate nursing students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Paulista de Enfermagem

Print version ISSN 0103-2100

Abstract

CARVALHO, Francisca Ana Martins; ORIA, Mônica Oliveira Batista; PINHEIRO, Ana Karina Bezerra  and  XIMENES, Lorena Barbosa. Significado do trabalho de parto: a perspectiva dos acadêmicos de enfermagem. Acta paul. enferm. [online]. 2009, vol.22, n.6, pp. 767-772. ISSN 0103-2100.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002009000600007.

Objetivo: Compreender o significado do Trabalho de Parto para o aluno de Enfermagem que experienciou a disciplina Enfermagem no Processo de Cuidar III - Saúde da Mulher. Métodos: Estudo de abordagem qualitativa, tendo como referencial teórico o Interacionismo Simbólico. Para a coleta de dados, foram usadas a observação participante e a entrevista aberta com 20 estudantes. Resultados: Os símbolos do TP mais presentes foram dor, angústia, medo e ansiedade, e o significado elaborado pelos alunos foi o de que assistir a mulher no TP é presenciar o sofrimento físico e emocional vivenciado pela parturiente. Conclusão: A experiência dos alunos na assistência ao TP fez com que o processo ensino-aprendizagem fosse mais abrangente para o aluno, revelando significados que implicam o estabelecimento de uma nova perspectiva para o atendimento às necessidades da parturiente.

Keywords : Enfermagem obstétrica; Trabalho de parto; Estudantes de enfermagem; Ensino.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese