SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue6Meaning of the labor process: perspectives of nursing studentsTeen pregnancy: values and reactions of family members author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Acta Paulista de Enfermagem

Print version ISSN 0103-2100

Abstract

BARROS, Alba Lúcia Botura Leite de; VIEIRA, Fabiana de Souza; ASSIS, Cinthia Calsinski  and  ZEITOUN, Sandra Salloum. Alterações do nível pressórico e fatores de risco em graduandos de enfermagem. Acta paul. enferm. [online]. 2009, vol.22, n.6, pp.773-778. ISSN 0103-2100.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002009000600008.

Objetivos: Identificar possíveis alterações do nível presóricoem graduandos de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo; Identificar fatores de risco para hipertensão arterial sistêmica; Verificar a associação entre os níveis pressóricos e os fatores de risco para hipertensão arterial sistêmica. Métodos: Estudo de corte transversal, desenvolvido entre novembro de 2006 a maio de 2007. A amostra foi composta por 120 graduandos de enfermagem da Universidade Federal de São Paulo. Foi aplicado um questionário específico sobre fatores de risco para hipertensão arterial e aferição da pressão arterial. O Teste de Fischer foi usado para determinar possíveis associações. Resultados: Dos graduandos, 92,5% apresentaram níveis pressóricos normais, 4,2% eram hipertensos e 3,3% com pressão limítrofe. Notou-se o aparecimento de alguns fatores de risco para hipertensão arterial e doença cardiovascular. Conclusão: De acordo com os resultados, deve-se atentar para mudanças de hábito e estilo de vida mais saudável desses futuros enfermeiros.

Keywords : Hipertensão; Pressão arterial; Estudantes de enfermagem; Fatores de risco.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License