SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue6Teenagers' knowledge of Sexually Transmitted Diseases: strategies for preventionDepartment of Justice decision regarding cases of violence against children and teenagers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Paulista de Enfermagem

Print version ISSN 0103-2100

Abstract

CHAVES, Emília Soares et al. Crianças e adolescentes com história familiar de hipertensão arterial: indicadores de risco cardiovasculares. Acta paul. enferm. [online]. 2009, vol.22, n.6, pp. 793-799. ISSN 0103-2100.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002009000600011.

Objetivo: Identificar emum grupo de crianças e adolescentes com história familiar de hipertensão arterial a presença de indicadores do risco para hipertensão arterial. Métodos: Estudo desenvolvido com 141 indivíduos de seis a 18 anos em uma comunidade de Fortaleza com coleta de dados realizada no domicílio. Resultados: Os indicadores de risco mais presentes foram a ingesta de sal, sedentarismo e ingesta inadequada de legumes. As médias de pressão arterial foram maiores nos indivíduos do sexo masculino. Aqueles que referiram fazer uso de sal na alimentação e não consumir diariamente frutas e legumes apresentaram menores médias. Conclusão: Considera-se a necessidade da identificação precoce de indicadores de risco para hipertensão arterial a fim de prevenir eventos cardiovasculares.

Keywords : Hipertensão; Fatores de risco; Crianças; Adolescentes.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese