SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue6Nursing practice in vaccines preservationScientific evidences for managing pain in the neonatal population author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Paulista de Enfermagem

Print version ISSN 0103-2100

Abstract

LOPES, Márcia Maria Bragança et al. Políticas e tecnologias de gestão em serviços de saúde e de enfermagem. Acta paul. enferm. [online]. 2009, vol.22, n.6, pp. 819-827. ISSN 0103-2100.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002009000600015.

Objetivo: identificar se os enfermeiros do Brasil têm conhecimento das políticas e tecnologias de gestão nos serviços de saúde e enfermagem. Métodos: realizamos revisão integrativa da literatura, utilizando as bases de dados: LILACS, MEDLINE, SciELO, BDENF e PAHO e os descritores: gestão em saúde, tecnologia em saúde, tecnologia assistencial e enfermagem, incluindo as publicações nos idiomas português, espanhol e inglês. Resultados: A análise resultou em 11 referências completas, no período de 2003 a 2007. Constatamos que os enfermeiros possuem articulação nos serviços de enfermagem e competência técnica no exercício profissional, porém, apresentam-se frágeis politicamente, o que limita sua autonomia profissional e os torna ainda subordinados a outros profissionais. Conclusão: diante dos avanços e constantes mudanças no setor saúde, particularmente no nível organizacional e técnico-científico, torna-se imprescindível que o(a) enfermeiro(a) desenvolva suas habilidades políticas, gerenciais e de liderança com participação responsável e de forma interdisciplinar.

Keywords : Gestão em saúde; Tecnologia em saúde; Tecnologia assistencial.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese