SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue6Scientific evidences for managing pain in the neonatal population author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Paulista de Enfermagem

Print version ISSN 0103-2100

Abstract

MATTOS, Valéria Zadra de  and  STIPP, Marluci Andrade Conceição. Programa Trainee: um modelo de gestão de enfermeiras recém-graduadas. Acta paul. enferm. [online]. 2009, vol.22, n.6, pp. 833-835. ISSN 0103-2100.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002009000600017.

Este estudo teve como objetivo relatar a experiência do desenvolvimento de um programa de treinamento, intitulado de Programa Trainee, pertencente ao Setor de Educação Continuada do Hospital Pró-Cardíaco localizado no Município do Rio de Janeiro. Este atende uma clientela de alta complexidade, que requer cuidados de enfermagem especializados na área de cardiologia clínica e de terapia intensiva. Este programa foi criado há seis anos e vem propiciando treinamento em serviço, sob supervisão de enfermeiras monitoras da educação continuada. Apresenta uma proposta de capacitação de enfermeiras recém-graduadas, ao mesmo tempo em que busca criar espaços para troca de conhecimentos e formação de uma política institucional de inserção da jovem enfermeira no mercado de trabalho.

Keywords : Educação continuada em enfermagem; Mercado de trabalho; Educação em enfermagem; Recursos humanos de enfermagem [educação].

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese