SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue2The promotion health regarding the Family's Health strategy: analysis of health policies in BrazilAutonomy in palliative care: concepts and perceptions of a health teamwork author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Paulista de Enfermagem

Print version ISSN 0103-2100

Abstract

MOURA, Edilene Lins de; KIMURA, Amélia Fumiko  and  PRACA, Neide de Souza. Ser gestante soropositivo para o Vírus da Imunodeficiência Humana: uma leitura à luz do Interacionismo Simbólico. Acta paul. enferm. [online]. 2010, vol.23, n.2, pp. 206-211. ISSN 0103-2100.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002010000200009.

OBJETIVO: Descrever o contexto do cotidiano vivido por mulheres grávidas soropositivas para o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), com enfoque na experiência de tornar-se grávida e assumir a gravidez. MÉTODOS: Os dados foram coletados por meio de entrevista gravada, com 14 gestantes sabidamente soropositivas para o HIV, que vivenciavam o terceiro trimestre de gravidez. O estudo fez uma leitura de dados brutos sobre expectativas e ações de gestantes soropositivas para o HIV, à luz do Interacionismo Simbólico. RESULTADOS: um dos aspectos encontrados mostrou que as mulheres HIV positivo assumem a gravidez, ainda que esta seja inesperada. CONCLUSÕES: os dados são um alerta para os profissionais de enfermagem que devem promover ações educativas para atender às demandas dessa mulher.

Keywords : Síndrome da imunodeficiência adquirida; Gravidez; Enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese