SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3Functional ability in individuals with spinal cord injuryThe (im)possibilities of play for children with outpatient cancer treatment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Paulista de Enfermagem

Print version ISSN 0103-2100

Abstract

SANTOS, Jânia Oliveira; SILVA, Ana Elisa Bauer de Camargo; MUNARI, Denize Bouttelet  and  MIASSO, Adriana Inocenti. Condutas adotadas por técnicos de enfermagem após ocorrência de erros de medicação. Acta paul. enferm. [online]. 2010, vol.23, n.3, pp. 328-333. ISSN 0103-2100.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002010000300003.

OBJETIVO: Identificar e analisar as condutas adotadas por técnicos de enfermagem após a ocorrência de erros de medicação. MÉTODOS: Estudo descritivo, de abordagem qualitativa, realizado com 23 técnicos de enfermagem de um hospital de ensino de Goiânia-GO. Os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas gravadas e analisadas segundo os pressupostos de Bardin. RESULTADOS: Os resultados evidenciaram duas categorias: tomando condutas relacionadas à comunicação do erro (ao médico, à enfermeira, registrando no prontuário e não comunicando o erro) e adotando condutas direcionadas ao paciente (observação do paciente, monitorização e minimização das consequências). CONCLUSÃO: Ressalta-se a necessidade de que as instituições de saúde adotem uma cultura de transparência em relação aos erros de medicação, com a criação de políticas e padronizações para notificação, divulgação e fortalecimento de medidas preventivas.

Keywords : Erros de medicação; Imperícia; Cuidados de enfermagem; Recursos humanos de enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese