SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue6Trajectory of women that performed a provoked abortion contained in the discourse of a clandestine procedure author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Paulista de Enfermagem

Print version ISSN 0103-2100

Abstract

SANTOS, Silvana Sidney Costa et al. Elaboração de prontuário do residente em uma instituição de longa permanência para idosos. Acta paul. enferm. [online]. 2010, vol.23, n.6, pp. 725-731. ISSN 0103-2100.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002010000600002.

OBJETIVO: Elaborar o prontuário do residente em uma instituição de longa permanência para idosos (ILPI) no Estado do Rio Grande do Sul. MÉTODOS: Trata-se de pesquisa-ação, realizada em uma ILPI, no Rio Grande do Sul/Brasil. Participaram dois pesquisadores e 14 trabalhadores: um enfermeiro, um médico, uma nutricionista, uma assistente social, quatro técnicas de enfermagem, duas cuidadoras e quatro administradores. Foram utilizadas as reuniões grupais com os participantes da pesquisa, durante as quais foram refletidos/discutidos quatro temas: finalidade do prontuário; composição do prontuário; contribuições do prontuário à ILPI; sugestões a respeito do prontuário. RESULTADOS: O prontuário do residente foi elaborado conjuntamente entre pesquisadores e trabalhadores da ILPI, atendendo às necessidades contextuais, sendo, posteriormente, implantado. Ficou composto pelos: dados pessoais do idoso; anamnese médica; evolução da equipe multiprofissional; prescrição médica e anotação da técnica de enfermagem; sistematização da assistência de enfermagem; avaliações cognitiva, afetiva, funcional e social. CONCLUSÃO: O prontuário elaborado trouxe melhor sistematização do cuidado para os trabalhadores e contribuição para melhoria da assistência aos idosos.

Keywords : Idoso; Instituição de longa permanência para idosos; Registros médicos.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese