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A teoria da complexidade no cotidiano da chefia de enfermagem

La teoría de la complejidad en el cotidiano de la jefatura de enfermería

OBJETIVO: Revelar as percepções que os membros da equipe de enfermagem da Unidade de Tratamento Intensivo Pediátrica (UTIP), tem sobre o exercício da chefia da unidade, sob o enfoque do paradigma da complexidade. MÉTODOS: Estudo de abordagem qualitativa. A coleta dos dados ocorreu em um hospital universitário, com um grupo de 11profissionais da equipe de enfermagem, em seis encontros com entrevistas coletivas no ano de 2001. RESULTADOS: Após a análise de conteúdo, emergiram categorias que apontam o emaranhado de relações e interconexões, em dimensões múltiplas. CONCLUSÃO: Os trabalhadores da enfermagem, e, sobretudo, os enfermeiros chefes, necessitam reconhecer a complexidade do cargo em seus aspectos incertos, instáveis, inseguros, ilógicos, contraditórios, ambíguos, variáveis, aleatórios, indeterminados, que fogem da ordem, objetividade, certeza, do determinado, sendo múltiplos os eventos que desencorajam e fazem os enfermeiros esquivar-se do cargo de chefe da UTIP.

Enfermagem pediátrica; Unidades de terapia intensiva; Equipe de enfermagem; Supervisão de enfermagem


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