SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Motivo de retirada do cateter de Hickman em pacientes submetidos ao transplante de células-tronco hematopoéticasO uso da aromaterapia no alívo da ansiedade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Acta Paulista de Enfermagem

versão impressa ISSN 0103-2100

Resumo

COSTA, Janaína Anchieta  e  FUGULIN, Fernanda Maria Togeiro. Atividades de enfermagem em centro de material e esterilização: contribuição para o dimensionamento de pessoal. Acta paul. enferm. [online]. 2011, vol.24, n.2, pp.249-256. ISSN 0103-2100.  https://doi.org/10.1590/S0103-21002011000200015.

OBJETIVOS: Identificar e validar as atividades realizadas pela equipe de enfermagem em Centros de Material e Esterilização, como subsídio para definição da carga de trabalho da unidade. MÉTODOS: A identificação das atividades ocorreu, mediante consulta às indicações formuladas pelos órgãos oficiais, bem como levantamento bibliográfico sobre o assunto. Na validação das atividades identificadas, foi utilizado o método da Validade de Conteúdo, aplicando-se a Técnica Delphi. RESULTADOS: Participaram como juízas 11 enfermeiras que atuavam em Centros de Material e Esterilização. Os comentários e sugestões realizados na primeira fase da Técnica Delphi, determinaram alterações no conteúdo do quadro de atividades, que foram submetidas à nova avaliação do grupo, resultando na validação de seis áreas de trabalho, 25 subprocessos, 110 atividades e 25 atividades específicas da enfermeira. CONCLUSÃO: Com esta pesquisa evidenciam-se perspectivas para a realização de novas investigações que contribuam para a determinação de parâmetros que subsidiem o processo de dimensionar pessoal de enfermagem nestas unidades.

Palavras-chave : Recursos humanos de enfermagem no hospital; Papel do profissional de enfermagem; Administração de materiais no hospital.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons