SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue3Information about contraception and sexuality among adolescents who experienced a pregnancyHumanized care: the act with respect to design improving student nursing author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Paulista de Enfermagem

Print version ISSN 0103-2100

Abstract

RANGEL, Elaine Maria Leite et al. Avaliação, por graduandos de enfermagem, de ambiente virtual de aprendizagem para ensino de fisiologia endócrina. Acta paul. enferm. [online]. 2011, vol.24, n.3, pp. 327-333. ISSN 0103-2100.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002011000300004.

OBJETIVO: Descrever a avaliação do Ambiente Virtual de Aprendizagem do TelEduc no ensino de Fisiologia Endócrina por graduandos de enfermagem de um Curso de Licenciatura em Enfermagem de uma universidade pública do interior do Estado de São Paulo. MÉTODOS: Estudo descritivo, transversal com análise quantitativa de dados e com amostra de 44 alunos. Para a coleta de dados, utilizou-se um instrumento que contemplava aspectos pedagógicos do ambiente virtual de aprendizagem: conteúdo, interação e atividades e aspectos técnicos: tempo de resposta e qualidade da interface. RESULTADOS: Na avaliação dos alunos, os dados apontaram que, na maioria das respostas obtidas, foi explicitado o atendimento dos itens compreendidos nas seguintes características: conteúdo (84,0%), interação (83,2%), atividades (89,3%), tempo de resposta (94,0%) e qualidade da interface (95,8%). CONCLUSÃO: O ambiente virtual de aprendizagem do TelEduc mostrou-se uma ferramenta eficaz para apoiar o ensino de Fisiologia Endócrina.

Keywords : Estudantes de enfermagem; Fisiologia [educação]; Tecnologia educacional; Educação em enfermagem; Informática em enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese