SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3Cuidar e humanizar: relações e significadosAspectos relevantes para identificação da claudicação intermitente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Acta Paulista de Enfermagem

versão impressa ISSN 0103-2100

Resumo

MEDINA, Eugenia Urra; RIVEROS, Edith Rivas  e  PAILAQUILEN, René Mauricio Barría. Ensaios clínicos para Enfermagem-Baseada-em-Evidências: um desafio possível. Acta paul. enferm. [online]. 2011, vol.24, n.3, pp. 419-425. ISSN 0103-2100.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002011000300018.

O ensaio clínico controlado randomizado é o mais rigoroso método de pesquisa para o estudo de intervenções. Nesses estudos, o pesquisador está interessado em determinar se existe uma relação causal entre a intervenção e o resultado, para o qual compara grupos de indivíduos que tiveram diferente exposição com a intervenção e, assim, avaliar se houve ou não efeito. Hoje é reconhecido como um dos melhores padrões de evidência para aplicar a Enfermagem Baseada em Evidências. Neste contexto, este artigo apresenta as principais características dos ensaios clínicos, sua prática, considerações necessárias para sua execução, bem como suas limitações. O objetivo é incentivar a sua utilização para as intervenções de enfermagem em que possa ser aplicada. Isso é um fato relevante, uma vez que do ponto de vista empírico, eles provêm as melhores evidências para a enfermagem baseada em evidências.

Palavras-chave : Enfermagem baseada em evidencias [métodos]; Pesquisa em Enfermagem [métodos]; Ensaio clínico controlado aleatório.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · pdf em Espanhol