SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3Cuidar e humanizar: relações e significadosAspectos relevantes para identificação da claudicação intermitente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Acta Paulista de Enfermagem

versão On-line ISSN 1982-0194

Resumo

MEDINA, Eugenia Urra; RIVEROS, Edith Rivas  e  PAILAQUILEN, René Mauricio Barría. Ensaios clínicos para Enfermagem-Baseada-em-Evidências: um desafio possível. Acta paul. enferm. [online]. 2011, vol.24, n.3, pp.419-425. ISSN 1982-0194.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002011000300018.

O ensaio clínico controlado randomizado é o mais rigoroso método de pesquisa para o estudo de intervenções. Nesses estudos, o pesquisador está interessado em determinar se existe uma relação causal entre a intervenção e o resultado, para o qual compara grupos de indivíduos que tiveram diferente exposição com a intervenção e, assim, avaliar se houve ou não efeito. Hoje é reconhecido como um dos melhores padrões de evidência para aplicar a Enfermagem Baseada em Evidências. Neste contexto, este artigo apresenta as principais características dos ensaios clínicos, sua prática, considerações necessárias para sua execução, bem como suas limitações. O objetivo é incentivar a sua utilização para as intervenções de enfermagem em que possa ser aplicada. Isso é um fato relevante, uma vez que do ponto de vista empírico, eles provêm as melhores evidências para a enfermagem baseada em evidências.

Palavras-chave : Enfermagem baseada em evidencias [métodos]; Pesquisa em Enfermagem [métodos]; Ensaio clínico controlado aleatório.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf epdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons