SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue4Methicillin-resistant Staphylococcus aureus on surfaces of an Intensive Care UnitWorkers at a basic health unit who interface with violence author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Paulista de Enfermagem

Print version ISSN 0103-2100

Abstract

ALMEIDA, Geovana Brandão Santana; PAZ, Elisabete Pimenta Araújo  and  SILVA, Girlene Alves da. Representações sociais sobre hipertensão arterial e o cuidado: o discurso do sujeito coletivo. Acta paul. enferm. [online]. 2011, vol.24, n.4, pp. 459-465. ISSN 0103-2100.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002011000400003.

OBJETIVO: Analisar as representações sociais da equipe de saúde sobre a hipertensão arterial e a maneira como desenvolvem os cuidados específicos aos hipertensos. MÉTODOS: Utilizou-se a entrevista semiestruturada com 21 profissionais de saúde que atuavam em Unidades Básicas de Saúde, a técnica do discurso do sujeito coletivo para organização dos dados e interpretação pela teoria das representações sociais. RESULTADOS: As representações dos profissionais revelaram um distanciamento entre as ações preconizadas pelo programa de controle e as que se realizam nas unidades de saúde. CONCLUSÕES: Os profissionais reconhecem a hipertensão como uma doença grave, com grandes consequências, porém as dificuldades estruturais por parte dos serviços, aliadas à desmotivação do usuário para participação em ações de promoção em saúde, não favorecem um cuidado em saúde voltado para as necessidades dos portadores de hipertensão. Tais resultados indicam a necessidade de ações interdisciplinares na prática assistencial que impactem positivamente na oferta e qualidade dos cuidados.

Keywords : Hipertensão; Profissional de saúde: Unidade Básica de Saúde; Promoção da saúde; Assistência à saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese