OBJETIVOS: Descrever o uso do brinquedo terapêutico (BT) no preparo de crianças pré-escolares para realização da quimioterapia em ambulatório e identificar suas reações manifestadas durante a sessão de BT em relação aos procedimentos realizados na sessão de quimioterapia ambulatorial. MÉTODOS: Pesquisa descritiva exploratória, de abordagem quantitativa, realizada com 30 crianças pré-escolares, submetidas ao tratamento de quimioterapia ambulatorial. Os dados foram coletados por meio da observação das crianças e entrevistas com os acompanhantes. RESULTADOS: Após o preparo com o BT, as crianças demonstraram comportamentos mais positivos, cooperando com os procedimentos e colaborando com os profissionais (93,3%), apresentando postura relaxada (93,3%), estabelecendo um vínculo de confiança com o profissional (76,6%) e sorrindo durante as brincadeiras (70%). CONCLUSÃO: O uso do BT apresenta grande valor como facilitador de uma interação mais efetiva do adulto com a criança, favorecendo a compreensão do pré-escolar, tornando sua permanência no ambulatório mais agradável e descontraída.
Brinquedos e jogos; Criança; Neoplasias; quimioterapia; Enfermagem pediátrica; Enfermagem oncológica