SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue5Experience of a healthy brother in relation to the disease and hospitalization of his brother with cancerTechnology in an intensive care unit: delineation of a figure- type of the nurse author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Acta Paulista de Enfermagem

Print version ISSN 0103-2100

Abstract

ARTILHEIRO, Ana Paula Scupeliti; ALMEIDA, Fabiane de Amorim  and  CHACON, Julieta Maria Ferreira. Uso do brinquedo terapêutico no preparo de crianças préescolares para quimioterapia ambulatorial. Acta paul. enferm. [online]. 2011, vol.24, n.5, pp.611-616. ISSN 0103-2100.  https://doi.org/10.1590/S0103-21002011000500003.

OBJETIVOS: Descrever o uso do brinquedo terapêutico (BT) no preparo de crianças pré-escolares para realização da quimioterapia em ambulatório e identificar suas reações manifestadas durante a sessão de BT em relação aos procedimentos realizados na sessão de quimioterapia ambulatorial. MÉTODOS: Pesquisa descritiva exploratória, de abordagem quantitativa, realizada com 30 crianças pré-escolares, submetidas ao tratamento de quimioterapia ambulatorial. Os dados foram coletados por meio da observação das crianças e entrevistas com os acompanhantes. RESULTADOS: Após o preparo com o BT, as crianças demonstraram comportamentos mais positivos, cooperando com os procedimentos e colaborando com os profissionais (93,3%), apresentando postura relaxada (93,3%), estabelecendo um vínculo de confiança com o profissional (76,6%) e sorrindo durante as brincadeiras (70%). CONCLUSÃO: O uso do BT apresenta grande valor como facilitador de uma interação mais efetiva do adulto com a criança, favorecendo a compreensão do pré-escolar, tornando sua permanência no ambulatório mais agradável e descontraída.

Keywords : Brinquedos e jogos; Criança; Neoplasias; quimioterapia; Enfermagem pediátrica; Enfermagem oncológica.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License