SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue5Attitudes of nursing students facing questions related to alcohol, alcoholism and the alcoholicOrganizational dimensions of a Psychosocial Care Center for chemical dependency author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Acta Paulista de Enfermagem

Print version ISSN 0103-2100

Abstract

TEDESCO, Solange; CITERO, Vanessa de Albuquerque; NOGUEIRA-MARTINS, Maria Cezira Fantini  and  NOGUEIRA-MARTINS, Luiz Antonio. Percepções de profissionais de enfermagem sobre intervenções de Terapia Ocupacional em Saúde Mental em hospital universitário. Acta paul. enferm. [online]. 2011, vol.24, n.5, pp.645-649. ISSN 0103-2100.  https://doi.org/10.1590/S0103-21002011000500008.

OBJETIVO: Conhecer as percepções de profissionais de enfermagem sobre intervenções grupais de Terapia Ocupacional em Saúde Mental realizadas com pacientes internados em um hospital universitário. MÉTODOS: Estudo de abordagem qualitativa do tipo descrito. As anotações das coordenadoras dos grupos de Terapia Ocupacional foram analisadas em relação às entrevistas abertas junto a n enfermeiras e n técnicos de enfermagem que participaram das intervenções grupais de Terapia Ocupacional pelo período de dois anos. As respostas foram submetidas à análise do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). RESULTADOS: Foram identificadas quatro ideias centrais do DSC: a Terapia Ocupacional como favorecedora do cuidado integrado, valorizando o sujeito e sua experiência; a terapia ocupacional como processo de ajuda e cuidado para a própria equipe; o grupo de Terapia Ocupacional como espaço de ressonância e facilitação no manejo com o paciente em razão da percepção de aspectos relacionais. CONCLUSÃO: As estratégias foram percebidas, quer como promotoras da reorganização da situação vivida pelo paciente na internação, quer como oportunidades de ensino e apoio para a equipe de enfermagem.

Keywords : Terapia ocupacional; Saúde mental; Equipes de Enfermagem; Assistência hospitalar; Pacientes internados; Hospitais de ensino.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License