SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue6Teaching health services administration: profile of nurses engaged in educationSpontaneous reporting of medication errors in pediatric university hospital author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Acta Paulista de Enfermagem

Print version ISSN 0103-2100

Abstract

ARRONQUI, Grazielle Viola; LACAVA, Rose Mary do Valle Bóz; MAGALHAES, Solange Maria Fustinoni  and  GOLDMAN, Rosely Erlach. Percepção de graduandos de enfermagem sobre sua qualidade de vida. Acta paul. enferm. [online]. 2011, vol.24, n.6, pp.762-765. ISSN 0103-2100.  https://doi.org/10.1590/S0103-21002011000600005.

OBJETIVO: Conhecer a percepção de graduandos de Enfermagem sobre sua qualidade de vida. MÉTODOS: Estudo transversal realizado na Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal do Estado de São Paulo/Brasil. Amostra constituída de 178 graduandos. Para a obtenção dos dados, utilizou-se o instrumento genérico WHOQOL-bref. Os grupos de interesse foram submetidos aos testes de normalidade de Kolmogorov-Smirnov e o t de Students. RESULTADOS: Os graduandos consideravam sua qualidade de vida boa e estavam satisfeitos com sua saúde. Na análise, o escore médio encontrou resultado maior para o domínio das relações sociais e o menor para o físico. Os alunos da primeira série, apresentou qualidade de vida menor do que os da segunda em todos os domínios e estes maior do que os da terceira no domínio físico e maior que a quarta no domínio meio ambiente. CONCLUSÃO: os graduandos merecem atenção nos aspectos da qualidade de vida sobretudo nos aspectos físicos e os alunos da primeira série devem ser acompanhados.

Keywords : Qualidade de vida; Estudante de enfermagem; Percepção; Psicometria [métodos].

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License