OBJETIVO: Aumentar o exercício independente da capacidade de autocuidado em adolescentes que estão no último ano do ensino básico. MÉTODO: Este estudo, do tipo quasi-experimental, foi realizado com 58 alunos. Os dados para a pesquisa foram obtidos por meio da coleta de dados sócio demográficos para adolescentes e de três questionários para determinar, respectivamente, os níveis de autocuidado,a "informação maternal" e o nível de conhecimento da mãe, assim como folhetos de educação para adolescentes e escala de capacidade de autocuidado. RESULTADOS: Observou-se estatisticamente que existe um considerável aumento nos níveis de capacidade de autocuidado dos adolescentes através de uma educação individualizada. Determinou-se que a comunicação positiva entre adolescentes e mães aumentou o nível de capacidade de autocuidado, respectivamente CONCLUSÃO: Observou-se que os níveis de autocuidado e capacidade para o mesmo, dos adolescentes aumentaram consideravelmente, como resultado da educação individualizada. O nível de conhecimento das suas mães deve ser aumentado particularmente.
Autocuidado; Cuidados de enfermagem/métodos; Adolescente; Educação do paciente como assunto