SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue6Semantic differential scale for assessing perceptions of hospitalized patients about bathingChanges in function/cognition and depression in institutionalized elderly who have suffered falls author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Acta Paulista de Enfermagem

Print version ISSN 0103-2100

Abstract

ERGUN, Sibel  and  CONK, Zeynep. Efeito das tentativas de educação individualizada de uma enfermeira no aumento da capacidade do autocuidado em adolescentes. Acta paul. enferm. [online]. 2011, vol.24, n.6, pp.821-827. ISSN 0103-2100.  https://doi.org/10.1590/S0103-21002011000600016.

OBJETIVO: Aumentar o exercício independente da capacidade de autocuidado em adolescentes que estão no último ano do ensino básico. MÉTODO: Este estudo, do tipo quasi-experimental, foi realizado com 58 alunos. Os dados para a pesquisa foram obtidos por meio da coleta de dados sócio demográficos para adolescentes e de três questionários para determinar, respectivamente, os níveis de autocuidado,a "informação maternal" e o nível de conhecimento da mãe, assim como folhetos de educação para adolescentes e escala de capacidade de autocuidado. RESULTADOS: Observou-se estatisticamente que existe um considerável aumento nos níveis de capacidade de autocuidado dos adolescentes através de uma educação individualizada. Determinou-se que a comunicação positiva entre adolescentes e mães aumentou o nível de capacidade de autocuidado, respectivamente CONCLUSÃO: Observou-se que os níveis de autocuidado e capacidade para o mesmo, dos adolescentes aumentaram consideravelmente, como resultado da educação individualizada. O nível de conhecimento das suas mães deve ser aumentado particularmente.

Keywords : Autocuidado; Cuidados de enfermagem/métodos; Adolescente; Educação do paciente como assunto.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License