SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue6Effect of individualized education efforts by a nurse to increase self-care capacity in adoscentConcept of risk for breast cancer in nursing research author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Acta Paulista de Enfermagem

Print version ISSN 0103-2100

Abstract

VALCARENGHI, Rafaela Vivian et al. Alterações na funcionalidade/cognição e depressão em idosos institucionalizados que sofreram quedas. Acta paul. enferm. [online]. 2011, vol.24, n.6, pp.828-833. ISSN 0103-2100.  https://doi.org/10.1590/S0103-21002011000600017.

OBJETIVO: Analisar a influência de alterações na funcionalidade/cognição e presença de depressão em idosos institucionalizados que tenham sofrido quedas, visando à prevenção desse acidente. MÉTODOS: Pesquisa quantitativa, exploratória e descritiva, realizada com 30 idosos, no Rio Grande do Sul (Brasil). sendo usados cinco instrumentos de coleta de dados. A análise deu-se pelo Programa SPSS 13.0. RESULTADOS: Verificou-se que: a maioria era mulher; baixa escolaridade; o risco de quedas aumentou com a idade; idosos com menor tempo de institucionalização caíram mais. Identificou-se a influência do uso de medicamentos e quedas. Em relação à capacidade funcional, os idosos que caíram, apresentaram independência para as atividades de vida diária; dos 20 idosos com escore sugestivo para deficit cognitivo, dez sofreram quedas. Não houve influência significativa entre depressão e quedas nos investigados. CONCLUSÃO: Verificou-se a importância de determinar-se a influência de alterações funcionais/cognitivas e a presença de depressão, em episódios de quedas nos idosos institucionalizados.

Keywords : Avaliação geriátrica; Acidentes por quedas/preveção & controle; Instituição de longa permanência para idosos; Enfermagem geriátrica.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License