SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Preditores da Síndrome de Burnout em enfermeiros de serviços de urgência pré-hospitalarDepressão em idosos inscritos no Programa de Controle de hipertensão arterial e diabetes mellitus índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Acta Paulista de Enfermagem

versão impressa ISSN 0103-2100

Resumo

SILVA, Aline Carolina de Araújo et al. Percepção da equipe multiprofissional sobre ruído em unidade de cuidado intermediário neonatal. Acta paul. enferm. [online]. 2012, vol.25, n.1, pp. 74-79. ISSN 0103-2100.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002012000100013.

OBJETIVO: Descrever a percepção da equipe multiprofissional sobre ruído ambiente em uma unidade de cuidado intermediário neonatal. MÉTODOS: Estudo descritivo com delineamento qualitativo. Realizaram-se entrevistas abertas com 43 profissionais que atuavam na unidade de cuidado intermediário neonatal. As entrevistas gravadas foram transcritas e realizou-se a análise temática. RESULTADOS: Apreenderam-se quatro núcleos temáticos: Como a equipe percebe o ruído na unidade; O que gera ruído na unidade; Os efeitos do ruído nos bebês, trabalhadores, familiares e acompanhantes; Como reduzir o ruído na unidade. CONCLUSÃO: A equipe tem conhecimento sobre o ruído na unidade, apontando possibilidades e limitações para sua redução.

Palavras-chave : Ruído [efeitos adversos]; Percepção; Recém-nascido; Serviços de saúde da criança; Equipe de assistência ao paciente; Berçários hospitalares.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês