SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue1Therapeutic factors in group support from the perspective of the coordinators and group membersReadiness for enhanced self-health management among people with diabetes mellitus author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Paulista de Enfermagem

Print version ISSN 0103-2100

Abstract

TAMINATO, Mônica et al. Uso profilático de Mupirocina em cateter venoso central de hemodiálise: revisão sistemática e metanálise. Acta paul. enferm. [online]. 2012, vol.25, n.1, pp. 128-132. ISSN 0103-2100.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002012000100022.

OBJETIVO: Avaliar o impacto do uso de Mupirocina tópica em inserção de cateter venoso central para hemodiálise. MÉTODOS: Revisão Sistemática com Metanálise. RESULTADOS: Após uma criteriosa e extensa busca, foram incluídos três ensaios clínicos que compararam o uso de Mupirocina versus outra intervenção em cateter venoso central para hemodiálise. CONCLUSÃO: O estudo apontou que o uso de Mupirocina tópica é eficaz para redução dos episódios de infecções entre os pacientes em hemodiálise, aumentando o tempo de utilização do cateter, além de reduzir significativamente as infecções por S aureus as mais prevalentes nessa população.

Keywords : Hemodiálise; Cateterismo venoso central; Mupirocina; S aureus; Metanálise.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese