SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3Bioética y cuidados paliativos: toma de decisiones y calidad de vida índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Acta Paulista de Enfermagem

versión impresa ISSN 0103-2100

Resumen

SILVA, Marcelo Henrique da et al. Manejo clínico de úlceras venosas na atenção primária à saúde. Acta paul. enferm. [online]. 2012, vol.25, n.3, pp. 329-333. ISSN 0103-2100.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002012000300002.

OBJETIVO: Discutir o manejo clínico de úlceras venosas realizado na atenção primária à saúde, com base na visão dos usuários que convivem com esta afecção. MÉTODOS: Estudo de natureza qualitativa exploratório, descritivo, realizado com 25 usuários adultos em tratamento nas Unidades de Saúde da Família. Os dados foram coletados no segundo semestre de 2008, utilizando-se um formulário estruturado com questões de caracterização sociodemográfica, tipo de limpeza, coberturas, uso de terapia compressiva, medicamentos e orientações prescritas. RESULTADOS: São usados para a limpeza produtos que agridem o tecido de granulação, como coberturas com várias substâncias, dentre elas o óleo de girassol e pomadas antibióticas; a maioria dos usuários não utiliza medidas para controle do edema. CONCLUSÃO: fazem-se necessárias a elaboração e a adoção de protocolos clínicos para o cuidado com úlceras venosas, bem como a capacitação permanente dos profissionais de saúde.

Palabras llave : Úlcera varicosa; Cicatrização; Atenção primária à saúde; Bandagens.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · pdf en Inglés | Portugués