SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3Circulación extracorpórea y complicaciones en el período post-operatorio inmediato de cirugías cardíacasTrabajo y Calidad de Vida Relacionada a la Salud de pacientes en Diálisis Peritoneal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Acta Paulista de Enfermagem

versión impresa ISSN 0103-2100

Resumen

WAIDMAN, Maria Angélica Pagliarini et al. Assistência de enfermagem às pessoas com transtornos mentais e às famílias na Atenção Básica. Acta paul. enferm. [online]. 2012, vol.25, n.3, pp. 346-351. ISSN 0103-2100.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002012000300005.

OBJETIVO: Conhecer como os enfermeiros que atuam na Atenção Básica, mais especificamente na Estratégia Saúde da Família (ESF) percebem sua capacitação para assistir a pessoa com transtorno mental e sua família e identificar as atividades desenvolvidas por eles. MÉTODOS: Estudo de abordagem qualitativa, realizado com 17 enfermeiros da ESF pertencentes à 21 Unidades Básicas de Saúde do município de Maringá-PR. Os dados foram analisados conforme a metodologia de análise de conteúdo. RESULTADOS: Para análise, foram constituídas duas categorias: "Capacitação dos enfermeiros para o desenvolvimento do cuidado" e "Atividades desenvolvidas pelos enfermeiros com as famílias. CONCLUSÃO: Os enfermeiros, na sua maioria, não se sentem preparados/capacitados para atender às necessidades específicas dos pacientes na área de saúde mental e suas atividades desenvolvidas restringem-se às já preconizadas pelo serviço, não sendo elaboradas atividades de promoção à saúde que incluam a família na assistência ao paciente com transtorno mental.

Palabras llave : Transtornos mentais; enfermagem; Programa Saúde da Família.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · pdf en Inglés | Portugués