SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3Asistencia de enfermería a las personas con trastornos mentales y a las familias en la atención básicaEvaluación funcional de ancianos con déficit cognitivo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Acta Paulista de Enfermagem

versión impresa ISSN 0103-2100

Resumen

OLIVEIRA, Marília Pilotto de et al. Trabalho e qualidade de vida relacionada à saúde de pacientes em diálise peritoneal. Acta paul. enferm. [online]. 2012, vol.25, n.3, pp. 352-357. ISSN 0103-2100.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002012000300006.

OBJETIVO: Descrever e comparar a Qualidade de Vida Relacionada à Saúde (QVRS) de pacientes em Diálise Peritoneal (DP) que tinham ou não trabalho remunerado. MÉTODOS: Estudo seccional e populacional com 82 pacientes dos dois serviços de DP de Ribeirão Preto, (SP). A coleta de dados foi realizada por entrevistas entre dezembro/2009 e março/2010. Os questionário para caracterização dos pacientes, o Miniexame do Estado Mental e o Kidney Disease and Quality of Life-Short Form foram usados. Foram feitas as análises estatística exploratória uni e bivariada e a confirmatória bivariada entre variáveis independentes e as dimensões de QVRS. RESULTADOS: os pacientes com trabalho remunerado apresentavam maiores escores médios refletindo melhor QVRS para a maioria das dimensões do instrumento utilizado. CONCLUSÃO: o trabalho é uma faceta importante da vida desses pacientes e merece a atenção dos profissionais da saúde na busca de estratégias que favoreçam e incentivem sua manutenção e reinserção no mercado de trabalho.

Palabras llave : Trabalho; Diálise peritoneal; Qualidade de vida.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · pdf en Inglés | Portugués