SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue3Adherence to standard precautions by nursing professionals in a university hospitalAssociation between unplanned pregnancy and the socioeconomic context of women in the area of family health author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Paulista de Enfermagem

Print version ISSN 0103-2100

Abstract

SILVA, Kênia Lara et al. Serviços de atenção domiciliar na saúde suplementar e a inserção da enfermagem em Belo Horizonte/MG. Acta paul. enferm. [online]. 2012, vol.25, n.3, pp. 408-414. ISSN 0103-2100.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002012000300014.

OBJETIVO: Analisar modalidades de serviço de atenção domiciliar discutindo a inserção da enfermagem. MÉTODOS: Estudo de caso qualitativo realizado em quatro operadoras de planos de saúde no município de Belo Horizonte/Minas Gerais. Os dados foram obtidos de entrevistas e acompanhamento de casos. RESULTADOS: Os serviços de atenção domiciliar são agrupados em três Modalidades: Cuidados prolongados no domicilio; Atenção provisória no domicilio e Uso intenso de tecnologias e de cuidados. Nas modalidades, a enfermagem assume ações assistenciais e de gestão do cuidado e qualifica a atenção por meio do uso apropriado das tecnologias leves. Há uma tendência à terceirização do serviço de enfermagem na atenção domiciliar. CONCLUSÃO: A inclusão do trabalho do enfermeiro nas modalidades de atenção domiciliar representa ao mesmo tempo um componente de redução de custos e contribui para a transição tecnológica pelo estabelecimento de novas formas de cuidado no domicilio.

Keywords : Serviços de assistência domiciliar; Cuidados de enfermagem; Redução de custos.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese