SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3Adhesión a las precauciones-patrón de profesionales de enfermería de un hospital universitarioAsociación entre embarazo no planificado y el contexto socioeconómico de mujeres en el área de la Salud de la Familia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Acta Paulista de Enfermagem

versión impresa ISSN 0103-2100

Resumen

SILVA, Kênia Lara et al. Serviços de atenção domiciliar na saúde suplementar e a inserção da enfermagem em Belo Horizonte/MG. Acta paul. enferm. [online]. 2012, vol.25, n.3, pp. 408-414. ISSN 0103-2100.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002012000300014.

OBJETIVO: Analisar modalidades de serviço de atenção domiciliar discutindo a inserção da enfermagem. MÉTODOS: Estudo de caso qualitativo realizado em quatro operadoras de planos de saúde no município de Belo Horizonte/Minas Gerais. Os dados foram obtidos de entrevistas e acompanhamento de casos. RESULTADOS: Os serviços de atenção domiciliar são agrupados em três Modalidades: Cuidados prolongados no domicilio; Atenção provisória no domicilio e Uso intenso de tecnologias e de cuidados. Nas modalidades, a enfermagem assume ações assistenciais e de gestão do cuidado e qualifica a atenção por meio do uso apropriado das tecnologias leves. Há uma tendência à terceirização do serviço de enfermagem na atenção domiciliar. CONCLUSÃO: A inclusão do trabalho do enfermeiro nas modalidades de atenção domiciliar representa ao mesmo tempo um componente de redução de custos e contribui para a transição tecnológica pelo estabelecimento de novas formas de cuidado no domicilio.

Palabras llave : Serviços de assistência domiciliar; Cuidados de enfermagem; Redução de custos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · pdf en Inglés | Portugués